Contribuições de Uma Liga Acadêmica Multidisciplinar Sobre Oncologia Para Formação Profissional:
Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2023v33a14Palavras-chave:
Equipe multiprofissional, LigaResumo
Resumo
As Ligas Acadêmicas procuram praticar o princípio da indissociabilidade envolvendo ensino, pesquisa e extensão, de acordo com o descrito no artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988 que aborda sobre as autonomias didático-científica das universidades. A Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) da Universidade do Estado de Minas Gerais exerce papel fundamental para com os alunos, professores e toda a comunidade, realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da oncologia. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido com o objetivo de abordar sobre a criação, funcionamento e organização das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos ligantes. A Liga Acadêmica de Oncologia contribui de forma significativa para os futuros profissionais enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas que atualmente a compõem, pois estes desfrutarão de um amplo nível de conhecimento teórico e prático sobre o assunto tratado e se tornarão, por conseguinte, mais qualificados e preparados para lidar com pacientes oncológicos.
Referências
1. Moita FMGSC, Andrade FCB. Ensino-pesquisa-extensão: Um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev. Bras. Educ. 2009;14(41). Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000200006&lng=pt&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006
2. Silva SA, Flores O. Ligas Acadêmicas no Processo de Formação dos Estudantes. Rev. bras. educ. méd. 2015;39(3). Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000300410&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02592013
3. Garcia JBS, Neto JOB, Rodrigues TA. The role of academic leagues as a strategy for pain education in Brazil. J Pain Res. 2019 Jun. 19; 12. Available from: https://www.dovepress.com/the-role-of-academic-leagues-as-a-strategy-for-pain-education-in-brazi-peer-reviewed-article-JPR. DOI: https://doi.org/10.2147/JPR.S205481
4. Tedeschi LT, Rigolon LPJ, Mendes FO, Fischmann MM, Klein IA, Baltar VT. A experiência de uma liga acadêmica: Impacto positivo no conhecimento sobre trauma e emergência. Rev. Col. Bras. Cir. 2018 Feb. 19; 45(1). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000100400&lng=en&tlng=en. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-6991e-20181482
5. Bastos MLS, Trajman A, Teixeira EG, Selig L, Belo MTCT. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. J. bras. Pneumol. Nov./dec. 2012; 38(6) . Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132012000600018&lng=pt&tlng=pt. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-37132012000600018
6. Brasil. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília, DF: Senado Federal; 1996 [cited 2021 Feb 23]. Art. 207. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm#:~:text=%22Art.,entre%20ensino%2C%20pesquisa%20e%20extens%C3%A3o
7. Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, Henriques RLM, Albuquerque INM, Maciel GP, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev. bras. educ. med. 2018 jan-mar; 42(1). Available from: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100199 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081
8. Silva WBH, Côrtes EMP, Marta CB, Francisco MTR, Silva PO, Santos RM, et al. Reinvenção das ligas acadêmicas em período de pandemia e interrupção das aulas presenciais. Glob Acad Nurs. 2020;1(3). Available from: https://globalacademicnursing.com/index.php/globacadnurs/article/view/93 DOI: https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200051
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Paulista de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da REPEn, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).