Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, conforme modelos de Página de Rosto Disponível aqui
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

Instruções aos autores

Instruções gerais aos autores

Categoria de artigo

A REPEn recebe Artigos originais, Estudo teórico, Relato de experiência profissional e Carta ao Editor.

Artigos originais: são oriundos de pesquisas originais e inéditas. Deve-se seguir a estruturação: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisa quantitativa) ou Considerações finais (pesquisa qualitativa), e Referências, com os subtítulos todos destacados em negrito no texto. Sua extensão limita-se a 15 páginas incluindo as referências e anexos. O número máximo de autores é sete. As pesquisas envolvendo seres humanos devem atender o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466/2012 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html).

Revisão de Literatura: é uma avaliação resumida e crítica da literatura, de assuntos que ainda necessitam avançar na compreensão científica do tema. Na sessão Métodos, deve-se descrever o tipo de revisão utilizada: narrativa, integrativa, sistemática, scoping review, com fluxo e estratégias do processo de busca e, categorização dos artigos relacionados na revisão. Os mesmos devem ser apresentados na sessão de Resultados, em forma de quadro, com uma síntese dos artigos encontrados. Na Discussão, deve-se fazer uma reflexão da contribuição da revisão e implicações para a prática profissional. Com no máximo de vinte (20) páginas (incluindo Resumos e no máximo 50 Referências), com até 10 autores.

Relato de experiência profissional: Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica – que descrevam situações da prática e/ou inovação tecnológica no âmbito do ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento, estratégias de intervenção, avaliação de eficácia, que sejam de interesse para à prática profissional. Máximo (10) páginas e 10 Referências, incluindo os resumos, até quatro autores.

Reflexão: Relato sobre uma situação da prática e/ou novidade tecnológica em qualquer instância (assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão), que seja de interesse para os profissionais de enfermagem e que possa ser reproduzida em outros serviços e cenários. Deve conter no máximo 12 páginas incluindo Resumos, Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Considerações Finais e 16 Referências, até 5 autores.

Carta ao Editor: máximo 1 página.

Relato de implementação de evidências: relato de implementação de melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI https://jbi.global/). Deve seguir a seguinte estruturação: Introdução, Método, Resultados (que devem incluir os resultados das auditorias de base e de seguimento), Discussão e Conclusão. Limitado a 20 páginas (incluindo resumo, tabelas, figuras e até 35 Referências).

Errata: em até 30 dias da publicação, solicitar via e-mail (apoio.repen@gmail.com)

Autoria

A REPEn considera autores aqueles que participaram de forma substancial do processo de elaboração do manuscrito, de modo que estes possam assumir todas as responsabilidades sobre seu conteúdo. A REPEn adota os 4 (quatros) critérios do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE https://www.icmje.org/recommendations/browse/) na condução de:

Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho;
Elaboração do trabalho ou revisão crítica para conteúdo intelectual;
Aprovação final da versão a ser publicada;
Responsável por todos os aspectos do trabalho, assegurando que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho estejam devidamente investigadas e resolvidas.

Carta à Editora Chefe (Carta de Apresentação e interesse em publicar)

Carta à Editora-chefe com informações sobre os motivos pelos quais escolheu a REPEn para a submissão do manuscrito.

Declaração de conflitos de interesses

Estes podem ser de caráter político, acadêmico, comercial, pessoal e financeiro. Declarar conflitos de interesses conduz a um processo de julgamento isento de influências que podem comprometer a publicação. Portanto, autores, revisores e editores devem declarar qualquer conflito em respeito ao leitor.

Preparo dos Manuscritos

As referências deverão estar de acordo com as orientações das Normas de Vancouver, disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

O corpo editorial da REPEn preocupa-se com a qualidade dos artigos a serem publicados e para isso orienta:

Formatação geral

A preparação do manuscrito deve ser feita em dois arquivos diferentes. Um contendo dados de autoria (Página de título / Folha de rosto) e outro sem identificação (Documento principal / Texto do artigo).

Página de identificação / Folha de rosto

Deve conter apenas o Título, Resumo, Descritores, nomes dos autores, afiliação, autor correspondente, endereço completo, telefone e endereço eletrônico.

Título na língua mãe do autor, somente com a primeira letra da primeira letra em maiúscula, sem abreviaturas, no máximo de 16 palavras.

Nome completo de cada autor, com a inicial do primeiro nome em maiúscula, na sequência de ordem de autoria separando por vírgulas, com seu(s) título(s) acadêmico e afiliação institucional numerada (1,2,3) em sobrescrito; Informar a principal instituição de cada autor, com até dois níveis: Ex. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Enfermagem (EPE). São Paulo, SP, Brasil.

Documento principal / Texto do artigo

Esse arquivo constará o manuscrito completo, sem conter a identificação dos autores, nem sua afiliação.

Título: Título na língua mãe do autor, somente com a primeira letra da primeira letra em maiúscula, sem abreviaturas, no máximo de 16 palavras.

Resumo: deve ser apresentado na primeira página, com limite máximo de 150 palavras. Deve ser estruturado com as seguintes seções: objetivo, resultados e conclusão. Abaixo do resumo, incluir três a cinco descritores. Os ensaios clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo.

Descritores: para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS http://decs.bvs.br), elaborada pela BIREME ou o Medical Subject Headings (MeSH https://meshb.nlm.nih.gov/search) do Index Medicus. Devem estar em sequência linear, separados por vírgulas e somente a primeira letra maiúscula.

Nota: Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o autor deverá providenciar tradução do título e resumo para a língua inglesa e espanhola, pelos tradutores apresentados no tópico (Produção Editorial da REPEn).

Corpo do manuscrito

Os manuscritos devem ser preparados, utilizando editor Word for Windows 97-2003 ou editores compatíveis. As tabelas, quadros e figuras devem ter espaçamento simples e letra Calibri 12.

Estrutura das sessões

Artigos Originais e Revisão da Literatura
– Introdução
– Método
– Resultados
– Discussão
– Conclusão

-Referências

O início de cada sessão deve conter o título correspondente em negrito alinhamento esquerdo.

As demais categorias de manuscritos (Relato de Experiência e Carta ao editor) devem seguir descrição próprias do autor, mantendo as orientações do início da sessão.

Citações

As referências devem ser indicadas de forma consecutiva, na ordem que for citada no texto, com números entre parênteses, sobrescrito à última palavra da frase, com pontuação após a numeração, com o ponto sem sobrescrito. Essa sequência de citação deve estar representada no final do artigo nas referências. Exemplo: oncologia(1).

Havendo mais de uma referência como forma de citação, elas devem ser apresentadas na ordem sequencial, sobrescrito, entre parênteses, separados por vírgulas.
Ex: enfermagem paulista(5,7).

Caso seja uma sequência, o intervalo pode ser substituído por hífen.
Ex: enfermagem paulista(5-7).

Citações diretas

Caso a extensão do material for menor que 3 linhas, deve-se seguir o padrão do texto normal, colocando o trecho entre aspas. Sendo a extensão da transcrição igual ou maior que 3 linhas, usar a letra sem itálico, tamanho 10, espaço 1,0, recuo da margem de 3,0 (Calibri). Deve constar a referência de onde a transcrição foi retirada. Sem necessidade de indicar a página, em conformidade com as normas estilo Vancouver.

Notas de Rodapé: letras minúsculas, Calibri, tamanho 10.

Tabelas, quadros e figuras (fotografias, desenhos, gráficos, fluxogramas etc.): no máximo cinco, entre fotos, quadros, figuras e tabelas.

Tabelas?
As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em:?http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

O título deve ser informativo localizado na parte superior, fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas,?negrito?apenas no cabeçalho. Usar siglas com seus significados no rodapé. Não incluir tabela com mais de duas páginas.

Quadros
Os quadros devem ser apresentados conforme abaixo:

O título deve ser informativo devendo estar localizado na parte superior.

Difere das tabelas principalmente por conter dados textuais, são fechados nas laterais e contém linhas internas.

Utilizar fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas,?negrito?apenas no cabeçalho. Usar siglas com seus significados no rodapé.

Não incluir quadro com mais de uma página. Exceto para revisões bibliográficas.

Figuras
O título deve ser informativo, localizado na parte inferior. Devem estar totalmente legíveis, nítidas e autoexplicativas;

Fotos
Possuir alta resolução arquivos JPEG, TIF ou PNG, com resolução de no mínimo 300 pixels, em preto e branco ou coloridas.

Fotos de pessoas devem ser isentas de identificação pessoal (usar tarja).

A foto deverá ser acompanhada de uma carta de autorização para publicação (caso foto de ser humano) e com citação da fonte (banco de imagem). Título informativo devendo estar localizado na parte inferior.

Abreviaturas e símbolos: a sigla deve ser utilizada o mínimo possível, e somente após o termo ter sido escrito por extenso, a menos que sejam unidades de medidas.

Agradecimentos (se houver): devem descrever a colaboração de profissionais ou instituições/serviços que contribuíram para conclusão do estudo.

Financiamento (se houver): Especificar fontes de fomento à pesquisa

Referências em Estilo Vancouver (www.icmje.org), fonte Calibri, 12 espaços 1,5 com alinhamento justificado.

Os títulos das revistas utilizadas nas referências devem ser abreviados segundo padronização constante na NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals) e na BVS (http://portal.revistas.bvs.br/). As revistas estão em constante atualização de suas abreviações, em atendimento às tendências internacionais,  em caso de dúvidas sobre a abreviação, deve ser consultado o site da própria revista. Quando uma referência estiver disponível em português e inglês, citar a versão em inglês. Para obras extraídas da internet, colocar a data de acesso.

Exemplo
Capítulo de livro
Com autoria diferente entre capítulo e livro

Sandelowski M. Making the best of things: technology in American nursing, 1870-1940. In: Hein EC. Nursing issues in the 21st century: perspectives from the literature. Philadelphia: Lippincott Willians; 2001. p. 262-8.

Com o mesmo autor do capítulo e do livro
Reidt AV, Albano D. Técnica de enfermagem. São Paulo: [Rossolillo]; 1942. Enfermagem clínica; p.155-6.

Teses, dissertações e monografias
Canassa NSA. Memória de parteiras: a trajetória profissional na Maternidade Carmela Dutra (1967- 1994) [Dissertação] Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

Trabalhos de congressos e de seminários: anais, livros de resumos
Barreira IA, Batista SS. Nexos entre a pesquisa em história da enfermagem e o processo de cientificação da profissão.?ln: Anais do 51° Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1999 out 2-7; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis:?ABEn; 2000. p. 295-311.

Rosa GBO, Santos MR, Dellaroza MSG, Nogueira E, Rodrigues MKG, Trelha CS. Prevention of pneumonia in hospitalized elderly patients. Cienc Cuid Saude. 2020;19:e42795. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v19i0.42795

Com mais de seis autores
Hallam BD, Kuza CC, Rak K, Fleck JC, Heuston MM, Saha D, et al. Perceptions of rounding checklists in the intensive care unit: a qualitative study. BMJ Qual Saf. 2018;27(10):836-43. https://doi.org/10.1136/bmjqs-2017-007218

Versões em mais de uma língua
Quando uma referência estiver publicada em português e inglês, citar a versão em inglês.

Rosa GBO, Santos MR, Dellaroza MSG, Nogueira E, Rodrigues MKG, Trelha CS. Prevention of pneumonia in hospitalized elderly patients. Cienc Cuid Saude. 2020;19:e42795. https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v19i0.42795

Instituição como autor
Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)[Internet]. Diário Oficial da União 21 set 2017 [cited 2021 Nov 18]. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Material eletrônico

Artigos de periódicos

Cite preferencialmente documentos com DOI. Não precisa indicar[Internet], [cited…], nem Available from:

Burch WJ, Hart GJ, Lim SH. A qualitative study of young men who have sex with men and multilevel factors related to HIV Risks in Malaysia. AIDS Educ Prev. 2018;30(2):85-95. https://doi.org/10.1521/aeap.2018.30.2.85


Artigo de revista em formato eletrônico sem DOI.
OBRIGATÓRIO indicar[Internet], [cited ano, mês, dia…], Available from:

Nogueira CF, Cerdeira CD, Prado AC, Dias RPCS, Silva RBV, Vertêlo PC, et al. Profile of people living with HIV at a reference center in contagious and infectious diseases in Belo Horizonte (MG, Brazil). Rev Med Saúde Brasília [Internet]. 2020 [cited 2021 Jul 5];9(1):76-89. Available from: https://www.researchgate.net/publication/344848598

Documentos publicados em site Web

World Health Organization (WHO). Consolidated guidelines on HIV prevention, diagnosis, treatment and care for key populations – 2016 update [Internet]. Geneva: WHO; 2016 [cited 2021 Jul 29]. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/246200/1/9789241511124

 

Documentos para submissão

Endereço para Submissão: pode ser acessado através desse link

Na submissão do manuscrito deve ser enviada a seguinte documentação:

– Carta de Apresentação –  com informações sobre os motivos pelos quais escolheu a REPEn para a submissão do manuscrito, com indicação de 2 de possíveis pareceristas, com nome completo, afiliação (instituição), motivos por indicação dos nomes, e-mail.

– Arquivo com a Página de identificação dos autores (vide modelo);

– Arquivo com Documento principal(vide modelo);

– Comprovante de pagamento da taxa de conformidade;

– Comprovante de Aprovação do Estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (se pertinente);

– Declaração de responsabilidade e publicação; Transferência de direitos autorais. (vide modelo);

Após o artigo ser aprovado para publicação, enviar:

Versão revisada em Português, com Resumos, Títulos e Descritores nos 3 Idiomas. (vide modelo Manuscrito Final)

Avaliação de manuscritos

A REPEn utiliza os critérios da Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) para tomar conduta editorial em caso de plágio verificado (http://publicationethics.org/)

Todos os manuscritos serão submissos à analise para verificar eventual plágio

A submissão do artigo à Revista Paulista de Enfermagem-REPEn deve ser exclusivamente pelo https://publicacoes.abennacional.org.br/ojs/index.php/repen/about/submissions

O artigo é analisado por pares (consultores ad hoc ) duplo-cego (sem identificação dos autores ou pareceristas)

Processo de avaliação de manuscritos

O processo de tramitação dos manuscritos tem 2 dimensões: uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita. Avaliação administrativa: após submissão, é avaliado o atendimento as normas da revista. Havendo alguma incongruência é devolvido ao autor para a adequação necessária. Após adequação às normas da revista, inicia-se o processo de avaliação científica para análise do manuscrito em relação a produção científica. Em caso negativo o manuscrito é recusado.

Os editores associados, por sua vez, decidem sobre duas possibilidades: avaliar o manuscrito e emitir o parecer ou designar o manuscrito para um consultor ad hoc. O membro do conselho editorial e o consultor ad hoc recebem apenas o documento principal, sem a identificação dos autores, avalia o manuscrito e emite o parecer.

O parecer com base na avaliação pode ser: 1- aceito; 2- requer revisões e 3- recusado. O parecer “requer revisões” são considerados pelos editores, os quais entram em contato com os autores para que as devidas providências sejam tomadas, no prazo determinado por estes. Havendo divergências de pareceres em qualquer instância, um novo avaliador é designado para emitir parecer.

Artigos originais

Artigos originais: são oriundos de pesquisas originais e inéditas.
Deve-se seguir a estruturação: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisa quantitativa) ou Considerações finais (pesquisa qualitativa), e Referências, com os subtítulos todos destacados em negrito no texto. Sua extensão limita-se a 6.500 palavras incluindo as referências e anexos. O número máximo de autores é sete. As pesquisas envolvendo seres humanos, devem atender o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466/2012 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html).

Revisão de literatura

Revisão de Literatura: é uma avaliação resumida e crítica da literatura, de assuntos que ainda necessitam avançar na compreensão científica do tema. Na sessão Métodos, deve-se descrever o tipo de revisão utilizada: narrativa, integrativa, sistemática, scoping review, com fluxo e estratégias do processo de busca e, categorização dos artigos relacionados na revisão. Os mesmos devem ser apresentados na sessão de Resultados, em forma de quadro, com uma síntese dos artigos encontrados. Na Discussão, deve-se fazer uma reflexão da contribuição da revisão e implicações para a prática profissional. Com no máximo de 8.000 palavras (incluindo Resumos --com no máximo 150 palavras-- e no máximo 50 Referências), com até 10 autores.

Reflexão

Reflexão: Relato sobre uma situação da prática e/ou novidade tecnológica em qualquer instância (assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão), que seja de interesse para os profissionais de enfermagem e que possa ser reproduzida em outros serviços e cenários. Deve conter no máximo 6.200 palavras incluindo resumos --com no máximo 150 palavras--, introdução, objetivo, método, resultados, discussão, considerações finais e 16 referências, até 5 autores.

Relato de experiência profissional

Relato de experiência profissional: Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica – que descrevam situações da prática e/ou inovação tecnológica no âmbito do ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento, estratégias de intervenção, avaliação de eficácia, que sejam de interesse para a prática profissional. Máximo 6.000 palavras e 10 referências, incluindo os resumos --com no máximo 150 palavras--, até quatro autores.

Carta ao Editor

Carta ao Editor: máximo  700 palavras.

Relato de implementação de evidências

Relato de implementação de evidências: relato de implementação de melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo a metodologia do JBI. Deve seguir a seguinte estruturação: Introdução, Método, Resultados (que devem incluir os resultados das auditorias de base e de seguimento), Discussão e Conclusão. Limitado a 8.000 palavras (incluindo resumo --com no máximo 150 palavras--, tabelas, figuras e até 35 Referências).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados Revista Paulista de Enfermagem – REPEn serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.