Experiência docente em enfermagem em estágio pós-doutoral
internacionalização, vivências e desafios
DOI:
https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2022v33a15Palavras-chave:
Programas de Pós-Graduação em Saúde, Enfermagem, Internacionalidade, Pesquisa em EnfermagemResumo
Objetivo: Relatar a experiência de estágio pós-doutoral, em que parte foi realizada em universidade estrangeira. Resultados: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação no Programa de Pós-doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, realizado de abril de 2018 a setembro de 2019. Durante as atividades de pós-doutorado foi possível participar de cursos, palestras, eventos científicos e disciplinas relacionadas à pesquisa em enfermagem. Houve a oportunidade de ministrar aulas e vivenciar experiência de estágio em instituição internacional de pesquisa. Tais atividades, apesar de serem desafiadoras e desgastantes devido à logística de mobilidade, contribuíram para a formação de professor e pesquisador, além de tornar contribuir para a capacitação e retorno para a instituição de origem e realizar transformações importantes no seu cenário de trabalho. Conclusão: O intercâmbio é oportunidade de aprimorar currículo, ampliar conhecimento, conhecer diferentes linhas de pesquisas e teorias voltadas ao ensino de enfermagem.
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