Experiência docente em enfermagem em estágio pós-doutoral

internacionalização, vivências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2022v33a15

Palavras-chave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde, Enfermagem, Internacionalidade, Pesquisa em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de estágio pós-doutoral, em que parte foi realizada em universidade estrangeira. Resultados: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação no Programa de Pós-doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, realizado de abril de 2018 a setembro de 2019. Durante as atividades de pós-doutorado foi possível participar de cursos, palestras, eventos científicos e disciplinas relacionadas à pesquisa em enfermagem. Houve a oportunidade de ministrar aulas e vivenciar experiência de estágio em instituição internacional de pesquisa. Tais atividades, apesar de serem desafiadoras e desgastantes devido à logística de mobilidade, contribuíram para a formação de professor e pesquisador, além de tornar contribuir para a capacitação e retorno para a instituição de origem e realizar transformações importantes no seu cenário de trabalho. Conclusão: O intercâmbio é oportunidade de aprimorar currículo, ampliar conhecimento,  conhecer diferentes linhas de pesquisas e teorias voltadas ao ensino de enfermagem.   

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Publicado

13-01-2023

Como Citar

1.
Santos KB dos, Püschel VA de A, Lockwood C. Experiência docente em enfermagem em estágio pós-doutoral: internacionalização, vivências e desafios. Rev Paul Enferm [Internet]. 13º de janeiro de 2023 [citado 5º de fevereiro de 2025];33(1). Disponível em: https://repen.com.br/repen/article/view/136

Edição

Seção

Relato de experiência profissional

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