Fortalecimento das habilidades pedagógicas e técnicas de formadores em Saúde em Moçambique
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2020v32a1Palavras-chave:
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação em Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem, Tutoria, SolidariedadeResumo
Objetiva-se relatar a experiência da realização de uma oficina para o fortalecimento das habilidades pedagógicas e técnicas de formadores em saúde na República de Moçambique. A oficina foi estruturada em três dimensões complementares e interdependentes: planejamento, implementação e avaliação do estágio, que tiveram como eixos transversais os temas processo decisório e solução de problemas; estilos de liderança; prática interprofissional colaborativa, gerenciamento de conflitos, bioética e deliberação ética. Contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde de Moçambique, licenciadas em enfermagem de saúde materna, licenciadas em enfermagem geral e enfermeiros gerais, provenientes das províncias de Inhambane, Zambézia e Nampula. Durante a consecução das atividades de formação, por intermédio de exposição dialogada, jogo educativo, dinâmicas em duplas e em grupos, visando incrementar a integração dos conteúdos e adequá-los a realidade dos formadores, foram resgatadas àsvivências e experiências prévias dos participantes na tutoria de estudantes de enfermagem.
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